A elaboração do planejamento na sala de aula
Subsídios teórico-metodológicos
Na elaboração do plano de sala de aula, chamamos o Referencial de MARCO PEDAGÓGICO. Ao sinalizar os fins, a razão de ser do que se faz em sala de aula, o Marco Pedagógico sinaliza a metodologia, a linha de ação, o espírito que deve dar vida à prática em sala de aula. Se, por exemplo, você afirma no Marco Pedagógico que “deseja ajudar a que os alunos se constituam como seres críticos e competentes para uma atuação produtiva na sociedade”, esse desejo indica que você optou por uma prática em sala de aula aberta ao questionamento, à crítica, a perguntas; você escolheu fazer da pesquisa, um caminho de construção do conhecimento.
A FORMA DE ELABORAÇÃO DO MARCO PEDAGÓGICO. O Marco Pedagógico deve ser construído pelos professores, em conjunto, num processo participativo. O rigor metodológico é fundamental para o bom êxito do trabalho. Essa proposta metodológica de construção se pauta no princípio da Educação Libertadora: Apropriação individual do saber e da produção coletiva. QUESTÕES PARA PROVOCAR IDÉIAS PARA A ELABORAÇÃO DO MARCO PEDAGÓGICO DE SÉRIE, DISCIPLINA OU CURSO.
Leia todas as questões antes de começar a responder.
1. Quais os aspectos de sua disciplina, série ou curso que são mais importantes para a formação do aluno, como pessoa e como cidadão?
2. Qual o sentido social do conhecimento, de que forma ele ajuda na compreensão da sociedade em suas múltiplas dimensões?
3. No trabalho com esta disciplina, série ou curso, como deve ser a relação professor/aluno para que se ajude os alunos/as a alcançarem os fins propostos neste Marco Pedagógico?
4. Qual a abordagem, qual a metodologia é mais adequada a esta disciplina, série ou curso de foram a que ela ajude o aluno/a na compreensão e na inserção crítica e produtiva na sociedade em que vive?
5. Que competências esta disciplina, série ou curso deve ajudar a que os alunos/as desenvolvam, como instrumentos de