Fichamento do livro a historia da riqueza do homes
História da Riqueza Do Homem
Bibliografia: Huberman, Leo - ZAHAR EDITORES.
Ano: 1981
Suellen
1º período – Economia
UFF - Campos
Prefácio:
“Não é uma história econômica nem uma história do pensamento econômico - mas um pouco de ambas. Tenta explicar, em termos de desenvolvimento das instituições econômicas, por que certas doutrinas surgiram em determinado momento, como se originaram.
Na própria estrutura da vida social, e como se desenvolveram, modificaram e
Foram ultrapassadas, ao mudarem os padrões daquela estrutura.”
PARTE 1
DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO
“Página 5 -” Além desses pregadores e lutadores existia, na Idade.
Média, outro grupo: os trabalhadores. A sociedade feudal consistia. Dessas três classes sacerdotes guerreiros e trabalhadores, sendo que o homem.
Que trabalhava produzia para ambas as outras classes, eclesiástica e militar.”.
Página 6 – “Nas diversas localidades, os feudos variavam de tamanho, organização e relações entre os que os habitavam, mas suas características principais se assemelhavam de certa forma. Cada propriedade feudal tinha um senhor.”
“Uma, de modo geral a terça parte do todo, pertencia ao senhor e era chamada seus "domínios", a outra ficava em poder dos arrendatários que, então, trabalhavam a terra. Uma característica curiosa do sistema feudal é que as terras não eram contínuas, mas dispersas em faixas. A terra arrendada por A se espalha por três campos e está dividida em faixas, nenhuma das quais vizinha da outra.”
Pagina 7 – “Eram essas, portanto, as duas características importantes do sistema feudal.
Primeiro, a terra arável era dividida em duas partes, uma pertencente ao senhor e cultivada apenas para ele, enquanto a outra era dividida entre muitos arrendatários; segundo, a terra era cultivada não em campos contínuos, tal como hoje, mas pelo sistema de faixas espalhadas”
“Jamais houve dúvida quanto à terra mais importante. A propriedade do senhor tinha que ser arada