Hobbes e seu contexto hist rico
Hobbes e seu contexto histórico
Nascido em 1588 na Inglaterra dos Tudors.
Influenciado pela revolução Anglicana ocorrida meio século antes.
A Inglaterra vivia o período de expansionismo colonial ultramarino (sendo sua a melhor marinha da época).
Absolutismo monárquico francês, Luís XVI, o Rei Sol (o estado sou eu).
Arte e filosofia barroca expressando o dualismo no mundo, fanatismo religioso X hedonismo. - A Guerra se Generaliza
A guerra de generaliza entre os homens, na medida em que os mesmos não conseguem prever as atitudes do próximo. Partindo assim para a violência, para evitar ou reprimir uma futura ação. Para evitar isso é que se institui o Estado, para controlar e reprimir a guerra de todos contra todos.
Os homens tendem a se rebelar uns contra os outros, ao existir um objetivo comum que não pode ser alcançado por ambos ao mesmo tempo, os tornando inimigos.
É ressaltado também o dever de observar constantemente o próximo, a fim de estar preparado e ciente de suas possíveis atitudes futuras.
Os homens não tiram prazer algum no companheirismo, principalmente quando não há um poder capaz de manter todos em respeito mútuo.
Isso ocorre pela necessidade humana de ter suas atribuições ideias recebidas pelo próximo, o que nunca ocorre, acarretando em um estreitamento intenso nas relações sociais.
Causas para a discórdia: - Competição, desconfiança e Glória.
Para Aristóteles, o homem vive naturalmente em sociedade e só desenvolve suas particularidades dentro do Estado. Enquanto que para Hobbes, essa é a visão promovida por homens que fecham os olhos para a tensão do convívio cotidiano.
“Conhece-te a ti mesmo*” - Para Hobbes, somos todos carregadores de preconceito que vem de Aristóteles e da filosofia medieval.
*Com uma frase, Hobbes pretendia nos ensinar a ver as semelhanças de homens diferentes quanto aos seus preconceitos e ações. Propondo um exame interior ao pensar; opinar;