Fichamento do livro: introdução à análise sociológica dos sistemas jurídicos. (andré-jean arnaud e maria josé farinas dulce)
Sociologia Jurídica II
Fichamento do livro:
Introdução à Análise Sociológica dos Sistemas Jurídicos –
André-Jean Arnaud e Maria José Farinas Dulce
Professora: Ana Lucia Sabadell
Aluna: Kezia Reche
Introdução à Análise Sociológica dos Sistemas Jurídicos. (André-Jean Arnaud e Maria José Farinas Dulce)
Prolegômenos
1. O que é a análise sociológica dos sistemas jurídicos?
1.1 Análise sociológica do Direito.
"Sociólogos do direito" ou "sociologia jurídica" são expressões correntes, para designar um método cientifico cujo objetivo é o estudo das relações entre o direito e a realidade social, o que igualmente se designa como estudo da "realidade do direito", ou, num sentido mais estrito, a "pesquisa acerca de fatos jurídicos".
Esse estudo, de acordo com os sociólogos que se encontram na esteira de Renato Treves, sustentam que, hoje, a sociologia do Direito é centrada, em parte, na análise da situação do "direito na sociedade" (questão de saber o lugar e a função do Direito, das instituições e das regras jurídicas na sua relação como o conjunto do sistema social), e centrada em parte, na análise da "sociedade no direito" (suas repercussões de Faro nos comportamentos sociais).
Assim definida, a sociologia do Direito traz um ponto de vista cientifico externo, sociológico ou empírico, para a análise do Direito e dia sistemas jurídicos.
1.2 Sistemas social e sistema jurídico.
O sistema social é o lugar de intercessão social dos indivíduos, isto é, lugar onde estes agem entre si, segundo os modelos normativos. É a sociologia é a ciência cuja vocação é entender a totalidade da estrutura social, do sistema social.
No âmago deste sistema social global, distinguem-se diferentes subsistemas, segundo as funções que eles tomam, quando comparados ao conjunto do sistema e aos objetivos ou metas que propõe