FICHAMENTO DO LIVRO DE BETTY COELHO
CURSO: PEDAGOGIA/ELIETE BENTO
TRABALHO: Fichamento do livro: Contar Histórias: Uma arte sem idade
Autora: Betty Coelho Silva - Editora: Ática
Ainda estagiária em um curso normal, Betty Coelho teve seu primeiro contato com crianças, e nesta primeira experiência, ficou admirada pois todos os alunos ficaram em silêncio para apreciar a história. Percebeu então que esta é uma das atividades que as crianças mais gostam. Então, contar histórias ficou sendo a sua atividade predileta! Capitulo ½ e 3: Antes de contar uma história é preciso analisá-la , pois não se pode correr o risco do improviso.
“Não gosto de contar histórias tristes, que devo fazer? A resposta é”.
“Não as conte, escolha o que gosta de contar”. Pg.14
Para uma boa história e para que ela faça sucesso entre os ouvintes precisa-se elaborar um roteiro para organizar o sentido da história. Assim ela será transmitida com segurança.
Deve-se levar em conta a faixa etária da turma e a fase em que eles se encontram: Fase pré-mágica, mágica e idade escolar.
Na fase pré-mágica ( até os 3 anos de idade). As histórias devem ser simples, com brinquedos e animais que façam parte da vida da criança. Assim elas podem integrar-se com os personagens. Conseguem viver os enredos e sentir-se no lugar em que os episódios narrados ocorrem.
Na fase mágica, a imaginação das crianças se torna mais aguçada, elas passam a inventar o seu mundo com amigos imaginários e a conversar com os brinquedos.
Na idade escolar as crianças já sabem que as histórias são faz de conta e começam a manifestar o seu senso crítico. Gostam de aventuras, narrativas de viagens, exploração, invenções, fábulas, mitos e lendas.
“A música deixa a história mais extrovertida! Pg. 27
Existem várias formas de se contar uma história: Com o flanelógrafo ou desenhos; Mas estudar a história é ainda escolher a melhor forma ou o recurso mais adequado de apresentá-la. Cada recurso de apresentação tem suas vantagens específicas.