FICHAMENTO DO LIVRO: Contar História: uma arte sem idade de Betty coelho.
São Paulo: Ática, 1998.
RESUMO:
A autora inicia seu livro fazendo um apanhado de uma experiência vivenciada por ela,quando era apenas estagiária do curso normal,onde se deparou que as teorias ensinadas por seus professores não se adequava naquela situação e por intuição começou contar histórias. (p.7)
É muito importante á escolha da história e a mesma pode ser assimilada em diferentes fases. Na fase pré-magica as histórias devem ser simples e que aproximem as crianças ao seu meio social e tenham ritmo e repetição. Na fase mágica a criança solicita a mesma história varias vezes, ”conte outra vez”. Na idade escolar as crianças gostam de histórias da faixa etária anterior, são os contos. A autora enfatiza a importância de saber escolher o que contar, tendo em vista a quem contar e o ambiente onde se irá contar. (p.13) Após ter escolhido a história a ser contada, devemos estudá-la e divertir-se com ela, captando sua mensagem e depois identificar sua estrutura que são: introdução é a parte inicial onde traz informações necessárias para a compreensão do texto, e o contato inicial do narrador com o ouvinte. O enredo são todos acontecimentos do texto. Para se chegar ao clímax, os episódios devem ser apresentados numa ordem de seqüência, mantendo expectativa e suspense. E depois da emoção dos ouvintes, devido ás variações de voz do contador a história acaba, chega-se ao desfecho. (p.21)
A autora começa esse capitulo falando dos recursos mais utilizados e quais vantagens e técnicas podem utilizar. Dentre elas a mais fascinante a simples narrativa, se processa por meio da voz do narrador e por sua expressão corporal. O narrador deve ter o domínio, segurança para não prejudicar a narração da história, sendo experiente e possuidor de uma técnica e assim despertaremos em nossas crianças o desejo de ler, contribuindo para o seu crescimento pessoal e intelectual. Para cada historia existe uns recursos e