Fichamento do livro Contar histórias uma arte sem idade de Betty Coelho
COELHO, Betty. Contar Histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1998.
Resumo:
*A autora começa o seu livro sobre como contar histórias contando como foi que ela própria descobriu essa arte de contar histórias, em uma situação onde toda a teoria estudada não se enquadrava. (p. 7)
Sabendo a importância da história não podemos correr o risco de improvisar, temos que saber qual história vamos contar em cada situação diferente. (p. 13)
No livro é mostrada uma tabela contendo a faixa etária de cada fase da criança e os assuntos que são de interesse delas em cada uma, informação importantíssima na hora da escolha da história. (p. 15)
É importante escolher bem histórias para serem contadas a ouvintes em situações especiais, como doentes físicos ou mentais. (p. 20)
Devemos também entender e estudar a estrutura da narrativa antes de contá-la. A narrativa se divide em quatro elementos essenciais que são: Introdução, enredo, clímax e desfecho. (p. 21)
No terceiro capítulo a autora mostra que a história pode ser apresentada de várias formas: Simples narrativa, juntamente com o livro, com gravuras, com o flanelógrafo, com desenhos e com interferência do narrador e dos ouvintes . (p. 31)
Saber escolher qual o melhor recurso, dentre estes citados acima, a ser usado para contar uma história é fundamental para que tenhamos sucesso na narrativa. Cada tipo de história requer um recurso diferente. (p. 46)
Estabelecer um breve diálogo com as crianças antes de iniciar a narrativa faz com que elas se predisponham a ouvir uma história que não acontece com elementos do dia a dia deles, fazendo com que eles não interrompam a narrativa para falar sobre os seus próprios bichinhos e objetos do seu ambiente familiar. (p. 47) A partir da história contada é possível desenvolver várias atividades com as crianças que aguçam a criatividade delas como, a dramatização, pantomima, desenhos, recortes, modelagem, dobraduras, textos orais e