Fichamento do livro " como se tornar um líder servidor"
Docente: Murilo Godoy
-------------------------------------------------
Discentes: Ariel Makiama, Dario, Emyli, Erick Bismark, Hyago, Inaia, Janaina Reis, Jossival Junior, Luiz Mesquita, Maiara, Marcela Ramalho, Thales Moura.
-------------------------------------------------
A LUTA PELO DIREITO
Historicamente, o direito de determinada coisa sempre foi conquistado através de lutas, concomitantemente, surgiram muitas guerras benéficas e maléficas para certos povos. Embora, para que as sociedades obtivessem direitos reais, garantidos em leis, como a nossa própria Constituição Federal que estabelecem direitos e garantias fundamentais, foram necessárias diversas guerras pela honra e até pela própria vida, pois sem a Luta não haveria o direito, nem a conquista da paz ou minimização da injustiça.
Atualmente, para lutarmos por direitos individuais ou coletivos, é necessária a intervenção do Estado, sendo de sua competência, a manutenção do equilíbrio entre a força e a brandura, entre a espada e a balança, que sempre lutará pela manutenção da igualdade e extinção das desigualdades sociais, cabendo ao Estado o uso da força quando for para garantir direitos coletivos em conflito com o particular. A função social do homem, na Luta pelo Direito, é provocar a Justiça para que o Estado exerça a Tutela.
Portanto, a Luta pelo Direito permanecerá interminável, pois existem muitas divergências que precisam ser reparadas pela justiça, cabendo à sociedade se opor as injustiças e procurar valer os seus direitos para beneficio coletivo e não individual. * Citação de exemplo para discussão em sala
Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/textosjuridicos/2454676
A Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, criada no governo de Getúlio Vargas foi uma iniciava política para prevenir que os trabalhadores não lutassem pelos seus Direitos, controlando possíveis revoltas populares. Portanto, a sociedade ao aderir esses Direitos