Fichamento do filme- Cisne Negro
O filme mostra a história de Nina, uma bailarina que busca a perfeição da técnica. Ela mora com sua mãe Erica, uma ex-bailarina frustada, que incentiva a ambição profissional da filha. Nina faz parte de uma companhia de ballet nova-iorquina, que para abrir a temporada apresentará O Lago dos Cisnes. O diretor Thomas Leroy, decide substituir a bailarina principal, Nina é sua primeira escolha, mas surge uma concorrente: a nova bailarina, Lily ,que deixa Thomas impressionado.
Nina é o Cisne Branco ideal, pois representa a inocência, a pureza e a doçura que a personalizam. Por outro lado, ela é radicalmente controlada, disciplinada e reprimida, isso faz com que ela não consiga representar o Cisne Negro, símbolo da sexualidade, da sedução e do mal. Nessa busca, a mente da protagonista imediatamente identifica Lily como sua principal rival, na verdade uma personalização de sua sombra. Ela não tem uma técnica apurada, mas apresenta a naturalidade e a sensualidade que Nina mais deseja expressar.
No decorrer do filme, após ser escolhida para fazer a Rainha Cisne, Nina acaba perdendo o seu EU na busca pelo Cisne Negro, não conseguindo distinguir quem eram os personagens e quem era Nina Sayers. No final, na cena da morte do cisne branco Nina se mata com um pedaço de espelho.
Síndromes psicóticas (quadros de espetro da esquizofrenia). Os sintomas típicos das síndromes psicóticas são alucinações, delírios, desorganização profunda da vida mental, entre outros. A personagem mostra exatamente este comportamento, ela passou a ver como duas pessoas paralelas, a menina boa, que seria a controlada e a menina má, que não segue padrões que tenta ir sempre além sem pensar nas consequências. Em meio a essas novas sensações ela se via confusa, porque aquilo estava se enraizando nela. Nina perdeu-se no que seria real e o que seria imaginário