Fichamento do Designer para quem não é Designer
CONTRASTE – o objetivo do contraste é evitar elementos meramente similares em uma página. Se os elementos (tipo, cor, tamanho, espessura da linha, forma, espaço, etc.) não forem os mesmos diferencie-os completamente. O contraste costuma ser a mais importante atração visual de uma página.
REPETIÇÃO – repita ao elementos visuais do design e espalhe-os pelo material. Você pode repetir a cor, a forma, a textura e as relações espaciais como a espessura, ao tamanhos, etc. isso ajuda a criar uma organização e fortalece a unidade.
ALINHAMENTO – nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página. Cada elemento deve ter uma ligação visual com outro elemento da página. Isso cria uma aparência limpa, sofisticada e suave.
PROXIMIDADE – itens relacionados entre si deveriam ser agrupados. Quando vários itens estão próximos, tornam-se uma unidade visual, e não vários unidades individualizadas. Isso ajuda a organizar as in formações e reduz a desordem.
Proximidade – fundamenta-se no principio de vários itens próximos, formando assim uma unidade visual, e não várias unidade visuais. Os itens relacionados entre si devem ser agrupados. Deve-se seguir uma progressão lógica durante a leitura da página, partindo de um inicio bem-definido para um final bem-definido.
O propósito básico da proximidade é organizar, ou seja, o agrupamento dos elementos em uma página cria uma fácil leitura e entendimento do mesmo, fazendo assim com que se memorize e absorva da melhor forma as informações.
A melhor forma de atingir esse objetivo é piscar os olhos e contar o número de elementos visuais da página pelo número de paradas dos seus olhos.