Design
História do Design-capítulo 1
O autor utiliza como método de explicação, o questionamento sobre o porquê pensar no passado como referência, deixando evidente que a história não é um conjunto de fatos e sim um processo de construção, que ainda está em desenvolvimento. Explicando que o passado não muda, mas uma mudança de interpretação no presente pode altera-lo. Fazendo repensar sobre o presente, e principalmente conhecer o passado não só por seus resultados, mais sim seu contexto histórico. Para que o designer possa utilizar os ricos exemplos do passado como fonte de criatividade em seus projetos. ‘’toda história é uma construção e, ao construir, é necessário escolher os materiais a serem empregados e rejeitar outros.’’(p13)
Ele cita acontecimentos históricos como a Segunda Guerra Mundial.
A NATUREZA DO DESIGN
Por ser algo novo, o design traz confusão para algumas pessoas, principalmente no Brasil por ser muito recente. A origem da palavra vem de estrutura, arranjo, ideia de plano..
‘’Uma atividade que gera projetos, no sentido objetivo de planos, esboços ou modelos.’’(p14)
O design tem semelhanças com outros artefatos móveis, como artesanato ,artes plásticas e gráficas, dificultando sua definição. A principal diferença é a necessidade de ter um planejamento antes deter o resultado final.
Os primeiros designers, eram aqueles que operários que eram promovidos por sua extrema habilidade ou experiência na posição de controle e concepção.
Com o tempo e o processo evolutivo, foram criadas escolasde design e etc.. INDUSTRIALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃOINDUSTRIAL, SÉCULOS 18 E 19( CAPÍTULO 2)
Revoluções industriais e industrialização
Com as transformações nos meios de fabricação da Europa, trouxe a mecanização do trabalho e consigo um sistema que gera demanda ao invés de suprir aquela existente
*.Eric Hobsbawn’’a insdustrialização é um sistema que passa a gerar demanda em vez de apenas suprir aquela existene’’,(p19)
Primórdios da Organização