fichamento do Ciclo do enxofre
A) Referência Bibliográfica:
BRAGA, B.; HESPANHOL, I. CONEJO, J.G.L.; MIERZWA, J.C.; BARROS, M.T.L. SPENCER, M.; EIGER,
S. Introdução à Engenharia Ambiental: o desafio do desenvolvimento sustentável. 2ªed. São Paulo: Pearson
Prentice Hall. 2009, 628p.
BRANCO, S.M. Ecossistê
B) Conceitos principais: O que é o ciclo do enxofre e sua maior importância
C) Objetivo do texto: Explicar como funciona o ciclo do enxofre e seus benefícios e impactos ao meio ambiente
D) Estrutura Básica: O autor divide o texto de forma que na sua introdução ele explica como se dá o ciclo, como ele é retirado da natureza, qual a sua reserva e de que forma ele entra na cadeia produtiva, depois ele termina falando os impactos que causa caso o ciclo esteja saturado ou em falta.
E) Ideia central do texto: A explicação sobre o ciclo do enxofre.
F) Síntese: O enxofre apresenta um ciclo que passa entre o ar e os sedimentos, sendo que existe um grande depósito na crosta terrestre e nos sedimentos e um depósito menor na atmosfera.
O enxofre é um elemento relativamente abundante na crosta terrestre, ocorrendo principalmente na forma de sulfatos solúveis. Grande parte dos reservatórios de enxofre inerte está em rochas sulfurosas, depósito de elementos sulfurosos e combustíveis fósseis. As atividades do homem têm mobilizado parte destes reservatórios inertes, obtendo desta forma desagradáveis consequências como a poluição. Por fim, alguns depósitos de elementos sulfurosos e alguns minérios de sulfeto podem ser de origem biogênica. O enxofre pode ser adicionado também na exosfera na forma reduzida (H2S), como resultado da atividade vulcânica e do metabolismo microbiano.
O enxofre pode ser encontrado também em diversos estados de oxidação nos compostos orgânicos e inorgânicos. Os microrganismos catalisam a oxidação e redução das diferentes formas de enxofre, estabelecendo deste modo um ciclo. O enxofre é um componente essencial do sistema de vida, estando contido em