Fichamento do capitulo 6 e 7 de filosofia da educação
LICENCIATURA EM LETRAS
RÔMULO SALLES ALVARENGA
FICHAMENTO
SERRA
2013
RÔMULO SALLES ALVARENGA
FICHAMENTO
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia da Educação do Curso de Letras da Faculdade Serravix – Serra – Espírito Santo, como requisito para avaliação.
Professor: Paulo
VITÓRIA
2013
Aranha, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação - 3ª Edição Revista e Ampliada. Rio de Janeiro: Moderna, 2006.
EDUCAÇÃO INFORMAL E NÃO-FORMAL 1. Distinções preliminares
A educação informal.
“A educação informal, realizada na família, como primeiro e privilegiado espaço de transmissão da cultura, também se estende no convívio com os amigos, nas atividades de trabalho e de lazer ( clube, teatro, museu, locais de encontro), nos veículos de informação e entretenimento, como rádio, tevê, jornais, revistas, livros, internet ( seja para acessar noticias e informações diversas, seja para conversar com amigos e desconhecidos no mundo inteiro)”. (p. 93).
“Em boa parte desse processo informal de aprendizagem não se sabe claramente o que estamos aprendendo”. (p. 94).
“Variam também os modos de transmissão dos comportamentos. Além da imitação, às vezes os modelos são impostos por meio de sanções familiares ou pela legislação; podem resultar de pressão psicológica, como a exercida pela religião, pela moral ou até pela moda; são ainda veiculados pelos meios de comunicação”. (p. 94).
“[...] não basta um pai teorizar sobre o valor da atenção e da amizade, do respeito ao próximo, se estaciona o carro em fila dupla, paga mal aos empregados ou não assume seus compromissos”. (p. 94).
“[...] Prega-se a solidariedade, ao mesmo tempo que ensina, pelo comportamento, que só sobrevive quem aceita a competição sem escrúpulos”. p. 94”.
“Por isso a educação informal caracteriza-se por não ser intencional ou organizada, mas casual e empírica, exercida a partir das vivencias, de modo espontâneo”. .p.94)
Educação não-formal.
“Na educação