FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO
DISCIPLINA: HISTÓRIA DAS SOCIEDADES CLÁSSICAS
DOCENTE: HARIADNE DA PENHA SOARES BOCAYUVA
2014.2
TURNO: NOTURNO
SEMESTRE: 1°
DISCENTE: VITOR MATTOS
FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO
FLORENZANO, Maria Beatriz B. O mundo antigo: economia e sociedades. São Paulo: Brasiliense, 1994, p.07-55
Pag.7
O livro tem um conteúdo rico em informações relevantes ao período X a.C ao V d.C, século em que a civilização greco-romana se expandiu por quase toda bacia do Mar Mediterrâneo adquirindo assim culturas dos povos presentes e se adequando a padrões da civilização então conhecida como clássica.
Pag.8
O texto se aprofunda na economia e a sociedade greco-romana, buscando entender o trabalho escravo e a convivência do homem livre com eles, é sabido que fontes escritas do passado é escarça o que faz da arqueologia uma fonte de saber muito importante na tentativa de recuperar informações dessa época. No intuito de buscar o saber, nasce assim a arqueologia.
Pag.9. Grécia
Ao falar sobre Grécia, vem em mente nomes importantes de filósofos da época, das pólis, das cidades que propunham a Hélade, as tragédias de Esquilo, Sófocles e Eurípes, contudo esses fatos dão ponto de partida a civilização grega, o período clássico
Pag.10
É a partir do século X, época chamada de “homérica” que as pólis gregas tiveram noção de cidadania, fundamento econômicos e sociais. Já no período IV época helenística a pólis apresenta declínio. O fato de haver diversidade política dentro da Hélade fez-se com que algumas se desenvolvesse mais que outras.
Pag.11
Regiões como Tessália e Macedônia não tiveram características necessária para se concretizar como Pólis, porem estudos confirmam a macedônia como civilização grega. Entre 1200-1100, os dórios invadem e destroem essa civilização porem nem tudo foi destruído, a própria língua sobreviveu.
Pag.12. A Grécia descrita por Homero
O conhecimento da sociedade grega dar-se principalmente