Fichamento de sociologia
Paolla Ferraresi
O que é sociologia
Carlos Benedito Martins
São Paulo, 10 de setembro de 2013.
Referência:
CARLOS, B.M. O que é sociologia, 38.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. Cap.1, p.10-33.
Resumo:
A sociologia para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários. A sociologia surgiu a partir das mudanças de mentalidade que começaram por volta do século XVII com a evolução do pensamento científico e se intensificaram com a Revolução Industrial. O surgimento da sociologia, prende-se em parte aos abalos provocados pela revolução industrial, pelas novas condições de existência por ela criadas. A jovem ciência propunha-se a repensar as relações sociais retomando conceitos como autoridade, família e hierarquia social destacando sua importância. Essa sociologia foi em grande medida influenciada pelo positivismo, existia o desejo de construir uma teoria social com os preceitos das ciências naturais separada da filosofia e da economia política. Nesse contexto, não se observa questionamento dos fundamentos do capitalismo. A sociologia já nasceu com caráter de interferir no rumo da civilização, tanto para reafirmar a ordem social vigente, como para tentar transformá-la.
Citações:
“O seu surgimento ocorre num contexto histórico especifico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sua criação não é obra de um único filosofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenham em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.” (BENEDITO MARTINS, 1994, p.10-11.)
“O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia.” (BENEDITO MARTINS, 1994, p.11.)
“A palavra sociologia