FICHAMENTO DE RESUMO DO TEXTO “O TRABALHO COM TEXTOS NA SALA DE AULA”
O artigo “O trabalho com textos na sala de aula” mostra como foi a entrada do texto em sala de aula e como os professores trabalham com essa tarefa.
Até a década de 80 havia um consenso de que o ensino da língua portuguesa escolar básica deveria ter por foco o ensino da gramática normativa, que era abordada a partir de frases/palavras soltas. Houve uma necessidade do deslocamento do objeto de ensino da língua: que era a de palavras e frases soltas no texto, e com esse deslocamento implicava numa mudança de uma concepção de linguagem como expressão de pensamento. O ensino da Língua Portuguesa agora passa por objeto de ensino e aprendizagem dos diferentes gêneros do discurso, que antes era abordada a partir de frases e palavras soltas.
O artigo mostra que só era considerado texto se apresentasse textualidade, isto é, se tivesse coesão e coerência, porem, com o tempo o texto tem uma concepção mais ampla, segundo Koch, que é a interação entre o autor e o leitor, e o espaço de construção de sentido.
No artigo mostra também que nos últimos anos, há necessidade de trabalhar com textos nas aulas de português, e esses textos devem pertencer a gêneros diferentes. O objetivo é aproximar o máximo possível do que se produz em sala de aula e o que circula fora dela, eliminando assim de vez a pratica da escrita artificial, como por exemplo, nas redações.
Tudo no artigo que se foi discutido mostrou que o trabalho com textos de alunos se refere para uma concepção de texto “heterogêneo” como produto, quando a preocupação é sobre aspectos ligados apenas á forma do texto, descartando assim a situação