FICHAMENTO DE PSICOLOGIA 2
ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
BACHARELADO EM DIREITO
PSICOLOGIA JURÍDICA – PSI 1070
PROFESSOR: THYAGO DO VALE ROSA
ALUNA: STÉPHANYE SAYUMI OHFUGI ASATO
TURMA C02
FICHAMENTO DO TEXTO: “O BEHAVIORISMO”. “Livro: Psicologias – Uma Introdução ao Estudo de Psicologia” (págs. 45 a 58).
Jonh B. Watson introduziu o termo Behaviorismo na psicologia para definir a Teoria Comportamental, o comportamento como objeto da psicologia.
Watson defendia que o comportamento deveria ser estudado na psicologia como função de variáveis de meio. Acreditava que as respostas dos indivíduos eram consequências dos estímulos recebidos. Segundo Watson, a psicologia deveria ser livre de conceitos mentalistas.
Atualmente o comportamento é visto como a interação entre o indivíduo e o ambiente, as respostas do indivíduo ao estimulo do ambiente. A justificativa para estes termos se encontram divididos entre as razões metodológicas e as razões históricas.
Após a introdução do termo Behaviorismo por Watson, Skinner realizou adaptações no conceito original, nos trazendo uma linha de estudo chamada de Behaviorismo Radical, que tem sua base nos comportamentos operante.
Entende-se por comportamento operante, a aprendizagem do comportamento como consequência da ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante. Ou seja, uma relação fundamental entre o indivíduo e o ambiente que tem como consequência leis comportamentais.
Diferentemente do comportamento respondente que é ato reflexo ou “não voluntário” do indivíduo com o ambiente.
Para Skinner, o reforço é “toda consequência, que seguindo por uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta”. Segundo o estudo, estes reforços podem ser positivos ou negativos.
Os reforços positivos tem como consequência o aumento de probabilidade da resposta que o produz; já o reforço negativo, tem como consequência o aumento de probabilidade de uma resposta que remove ou atenua sua