Fichamento
Metodologia Científica – Prof. Mauro Giffoni
Como fazer um fichamento
Fichamento
é uma forma organizada de registrar as informações obtidas na leitura de um texto. Lembre-se fazer o “estudo do texto,” seguindo as orientações de Galliano (1996).
Existem três tipos de fichamento – Discuta com o seu professor qual tipo de fichamento será solicitado. 1. Bibliográfico, ou descritivo, ou simples, ou de citações; 2. De leitura, de resumo ou de conteúdo.
3. Ficha crítica
1. Bibliográfico
Mais
simples, são selecionadas frases que consideramos mais importantes do texto (e que tenham sentido) e destacamos na ficha ou folha de papel.
Devem estar entre aspas (frase completa) ou com colchetes, pedaços das frases. Sempre colocar o número da página no final das frases.
Exemplo 1:
Frase
completa: “O SOSP, desde sua inauguração, aceito como um serviço a serviço do Estado, encontrou receptividade entre governantes, educadores, psicometristas e usuários” (p.14).
Exemplo 2:
Citação
de parte da frase: "[...] sob influência dos pressupostos da Psicologia americana da época, o SOSP se orientava pela abordagem psicométrica, fruto do modelo vigente da ciência voltada para a quantificação e a medida de comportamento”
(p15).
2. De leitura, resumo ou de conteúdo É
mais elaborado, pois exige, além da cópia de partes do texto, a interpretação do mesmo. Deve-se intercalar as frases que consideramos mais importantes do texto com frases que expressem a sua compreensão das partes do texto.
As frases cópia deverão estar entre aspas e colchetes (se for o caso), além da citação da página no final da frase. Já as frases interpretativas não deverão ter aspas, nem colchetes, nem número de página.
Exemplo:
A
obrigatoriedade da escolarização promulgada pelo programa desenvolvimentista do governo reacendeu as aspirações das camadas populares pela escola.
“A alfabetização tornou-se necessária para o engajamento no novo espaço urbano