fichamento de praticas investigativas
Doença celíaca em crianças e adolescentes com síndrome de Down:
Diferentes estudos têm demonstrado que pacientes com SD apresentam várias disfunções imunológicas2,3, que os predispõem a uma maior freqüência de infecções recorrentes, assim como de doenças autoimunes. Vários estudos já foram publicados relatando alto grau de associação entre SD e doenças autoimunes4-6, principalmente doença celíaca (DC)7-11. ( AVANZINI MA, NESPOLI L. ANWAR AJ, OLSON JC. BONAMICO M, RUMBO M. RUBELLO D, SHALLITIN S. P.373)
A triagem sorológica para DC utilizando-se os anticorpos EmA e tTG foi realizado em 71 pacientes com SD e em 80 crianças saudáveis.(P.374)
Entre os cinco pacientes positivos para os anticorpos EmA-IgA e anti-tTG, três apresentaram sintomas clínicos como diarréia, dor abdominal, anemia e problemas de crescimento (Tabela 1). Quatro deles foram submetidos a endoscopia digestiva alta seguida de biópsia do mucosa duodenal. Em todos eles foram observados, na mucosa duodenal, aspectos histológicos compatíveis com DC, sendo que três deles apresentaram atrofia total vilositária e um deles atrofia parcial de vilosidade. Apenas um paciente assintomático (EmA 1/5, anti tTg = 72 UI) não realizou endoscopia digestiva e posterior biópsia duodenal. Dessa forma, a prevalência da DC confirmada entre os pacientes com SD investigados foi de 5,6% (4/71). ( P. 375)
A importância da investigação para DC em pacientes com SD tem sido mostrada em estudos recentes, que recomendam a realização de exames a cada dois anos, já que indivíduos jovens com resultados negativos podem ser positivos alguns anos mais tarde9. ( Kolek A. P. 376 )
Observamos as várias disfunções imunológicas apresentadas em pacientes com SD. Onde vemos com maior frequência casos de infecções ou outras doenças autoimunes. Essa herança genetica vem sendo frequentemente associada a doenças do gastro intestinal como a DC e doenças da tireóide, diabetes melito tipo 1. E estudos que ajudem no