Fichamento De Ppi
EVELLYN BABOSA DA SILVA RA 1423081
LILIANE PEREIRA DA ROCHA SANTOS RA 1423336
CURSO: LETRAS 2º SEMESTRE
PPI II
PROFª ANA TERRA
ENSINO DE PORTUGUÊS PARA NATIVOS E ESTRANGEIROS: NA PRÁTICA, A TEORIA É OUTRA (pp 01 A 13)
1. Ensino de PLM
"[...] A diversidade pertence à fala, ao individual, acessório e acidental. Essa dicotomia saussuriana (langue/parole) leva ao imobilismo do sistema. A língua é vista de forma imanente, e cabe ao linguista buscar as regularidades do sistema. Percebe-se, portanto, que essa linguística idealiza o falante, tal como as prescrições normativas." (pp. 02)
"[...] a Linguística do uso adota a ideia de adequação contextual, ampliando a ótica trabalhada: do sintagma ao texto." (pp. 3)
"Dessa forma, a linguística do funcionamento do sistema estuda os processos de linguagem em uso na vida social. Essa dimensão concreta dos atos de linguagem não poderia ser colocada em plano secundário, como vinha ocorrendo nos estudos da linguística do sistema, privilegiada durante muito tempo na investigação científica." (pp. 03)
"Afinal, a partir de 1962, com a introdução das aulas de linguísticas nos cursos de Letras, o professor não pôde mais ignorar as novas concepções de língua." (pp. 04)
2. Ensino de PLE
" O audiolingual, fortemente influenciado pelo behaviorismo, foi inicialmente utilizado no treinamento de língua do exército americano, durante a segunda guerra mundial. Para ampliar rapidamente e fluência dos falantes, as aulas tinham número reduzido de alunos e contava ainda com a contratação de nativos na língua-alvo." (pp.04)
"Embora tenha alcançado sucesso no início, logo os problemas em relação ao audiolingual começaram a surgir: em situações interativas reais, os exaustivos exercícios de repetição feitos em aula paralisavam o aluno, que não conseguia se comunicar. " ( pp. 05)
"No Brasil, a abordagem comunicativa foi inicialmente anunciada por Almeida Filho, em 1978, em um seminário