Analise do Discurso
CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROFESSOR BARROS ARAÚJO – PICOS – PI
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM LETRAS/PORTUGUÊS
DISCIPLINA: PPI – V (PROJETO DE PESQUISA)
PROFESSOR: VICENTE LIMA NETO
ACADÊMICO (A) JANINE MOREIRA
BLOCO: VII
ANALISANDO O DISCURSO
(FICHAMENTO)
PICOS/2014
ANALISANDO O DISCURSO
1- O que é discurso?
A linguagem é uma atividade exercida entre falantes: entre aquele que fala e aquele que ouve, entre aquele que escreve e aquele que lê.
A linguagem é um trabalho desenvolvido pelo homem, só o homem tem a capacidade de se expressar pela linguagem verbal.
A linguagem é uma atividade trabalhosa, pois exige esforço, o desenvolvimento de um conhecimento lingüístico e de conhecimentos extralingüísticos. Isto é, não basta saber a gramática da língua, mas tenho de saber também quem é a pessoa com quem falo ou a quem escrevo, tenho de ajustar a minha linguagem à situação em que estou falando, ao contexto em que o discurso está sendo produzido.
Podemos definir discurso como toda atividade comunicativa entre interlocutores; atividade produtora de sentidos que se dá na interação entre falantes.
2- O discurso: características fundamentais.
O discurso deve ser compreendido como algo que ultrapassa o nível puramente gramatical, lingüístico.
Nele é importante levar em conta e sobretudo os interlocutores ,a situação em que o discurso é produzido.
No nível do discurso, os falantes/ouvintes, escritor/leitor devem ter conhecimentos não só do ponto de vista lingüístico, mas também de conhecimentos extralingüísticos.
O discurso é contextualizado. Isto é, do ponto de vista discursivo, toda frase só tem sentido no contexto em que é produzido, podendo um mesmo enunciado, produzido em momentos diferentes vai ter sentidos diferentes e, portanto corresponder a discursos diferentes.
O discurso é produzido por um sujeito- um EU que se coloca como o responsável pelo que se diz e é em torno desse