Fichamento de livro
-------------------------------------------------
BUOSI,Caroline de Cássia Francisco. Alienação parental.Curitiba:Juruá,2012.
------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Disciplina: Direito Civil IV
Resumo da obra: A obra de Caroline Buosi subdivide-se em três partes, sendo a primeira pautada em definições do conceito de família no passado e no presente e seu desenvolvimento ao longo da história juridicamente e socialmente..Aborda também os diferentes tipos de famílias que temos em função de transformações sociais, suas características e efeitos jurídicos.
A autora frisa ainda que a partir dos diversos tipos de famílias o direito de família passa a ter um tratamento interdisciplinar, não apenas vinculado ao direito mas também a fatores psíquicos pertinentes as mudanças históricas.
Na segunda parte temos os aspectos gerais e as peculiaridades da síndrome da alienação parental, implantação das falsas memórias nos filhos, as condutas do alienador e a disseminação da SAP no Brasil.
No terceiro momento temos a lei 12.318 que trata da alienação parental, visando o combate na morosidade judicial quando comprovada a alienação.
Capítulo I – O cenário das famílias brasileiras: do passado à atualidade
“ (...) família não se limita a uma compreensão estática no tempo e no espaço (...)No passado os laços familiares eram valorizados por interesses financeiros ou conveniências familiares. Hoje, vivemos em uma sociedade que valoriza as uniões pelos laços afetivos, e isso faz com que as relações se instituam das mais diferentes maneiras, gerando até sentimentos de confusão e culpa nos membros familiares desses casos por fugir do modelo idealizado.” (p.18)
“Devido às alterações comportamentais do mundo globalizado, as proteções jurídicas familiares brasileiras vêm se transformando e colocando à frente pontos como a solidariedade, o afeto e a dignidade tendo como foco uma nova visão de ordenamento