fichamento de livro beth coelho
COELHO, Betty, Contar historia- Uma Arte sem Idade. São Paulo: Ática, 1999. 78p.
Resumo: A autora durante seu estágio do curso normal, tem seu primeiro contato com as crianças, o que fazer numa situação dessa? Pela intuição decidiu contar uma história. (p. 07) A arte de contar histórias possui segredos e técnicas, despertar o interesse entre criança, adulto e idoso. (p. 09) A história faz todos sorrirem a aula passa a ser uma brincadeira e gente grande volta ser criança. (p. 10).
Capítulo 1: Escolha da história: Na escolha da história é necessário levar em conta, o ponto de vista literário o interesse do ouvinte, sua faixa etária, suas condições socioeconômicas. (p. 13) Geralmente, uma boa história agrada a todos. (p. 14) Na fase mágica até os 03 anos as histórias devem ser simples aproximando o mais possível da vida da criança. (p. 16) Na fase mágica de 3 a 6anos no primeiro período as crianças preferem histórias com textos mínimos, expressões repetidas, enredo reduzido; no segundo período histórias de animais domésticos, de circo, zoológico, enredos que envolvam alimentos, flores, nuvens, festas sua esta mais evoluída. (p. 16) Na idade escolar primeira e segunda série grande interesse nos contos, numa fase posterior a história despertará a imaginação da criança. (p. 18).
Capítulo 2: Estudo da história infantil: A história a ser contada deve ser estudada e não decorada, captar a mensagem, identificar seus elementos essenciais. (pg. 1) Os textos devem ser bem estruturados com introdução clara, enredo em ascensão, destaque do clímax, desfecho imprevisível, com final feliz. (p. 25) Estudar uma história é também inventar as músicas ou adaptar a letra a músicas conhecidas. (p. 27).
Capítulo 3: Formas de apresentação das histórias. Estudar a história é ainda escolher a melhor forma ou recurso mais adequado de apresentá-la. Os recursos mais utilizados são: a simples narrativa, a narrativa com auxilio