FICHAMENTO DE JOSE PAULO NETTO
ECONOMIA POLITICA CLÁSSICA
PASSA A SER RECONHECIDA COMO TAL A PARTIR DO SECULO XIX.
COMEÇA NA INGLATERRA COM PETTY E NA FRANÇA COM BOISGUILLERBERT E TERMINA COM DAVID RICARDO NA INGLATERRA E JEAN CHARLES-LEONARD SIMONDE NA FRANÇA.
Smith e Ricardo são os maiores representantes da ECONIMIA POLITICA CLÁSSICA.
2 CARACTERÍSTICAS CENTRAIS DA TEORIA QUE VINHA SE ELABORANDO HÁ QUASE DUZENTOS ANOS.
1 ª REFERE-SE Á NATUREZA MESMA DESSA TEORIA: Não se trata de uma disciplina particular, especializada, q procurava recortar da realidade social um objeto especifico(o econômico) e analisá-lo de forma autônoma.
A atenção centrada nas questões relativas: ao TRABALHO, ao VALOR, ao DINHEIRO.
Á ECONOMIA POLITICA interessava compreender o conjunto das relações sociais que estava surgindo na crise do Antigo Regime (feudalidade ocidental).
A Economia Política se erguia como fundante de uma teoria social , um elenco articulado de idéias q buscava oferecer uma visão do conjunto da vida social. Os clássicos não se colocavam como “cientistas puros”, mas tinham claros objetivos de intervenção política e social.
2ª característica: relaciona-se ao modo como seus autores mais significativos trataram as principais categorias e instituições econômicas (DINHEIRO, CAPITAL, LUCRO, SALARIO, MERCADO, PROPRIEDADE PRIVADA etc ). Para esses autores essas categorias seriam eternas e invariáveis na sua estrutura fundamental. Eram influenciados pelas concepções do jusnaturalismo moderno da época (Europa ocidental séculos XVII e XVIII). E q marcou a TEORIA POLITICA LIBERAL. (ou liberalismo clássico).
CRISE DA ECONOMIA POLITICA CLÁSSICA quarenta do século XIX desenha-se a crise e a dissolução da Economia política clássica.
CULTURA ILUSTRADA – Cultura q configura, no plano das idéias, o chamado Programa da Modernidade.
LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
EMANCIPAÇÃO POLITICA , NÃO EMANCIPAÇÃO HUMANA
A IGUALDADE JURIDICA – (todos são iguais