fichamento de Estat stica
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS BACHARELADO EM PSICOLOGIA
ANNA CLAUDIA SANTANA CORDEIRO
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Trabalho apresentado no curso de Psicologia da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina: Estatística no 2° período, sob orientação da Professora Helena Tavares.
Paripiranga Abril de 2014
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, Ano da publicação original: 1996, ano da digitalização: 2002
Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador, pedagogista e filósofo brasileiro. É Patrono da Educação Brasileira. Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial,1 tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Na obra Pedagogia da autonomia Freire aconselha que os educadores se posicionem criticamente, questionando, orientando e incentivando aos educandos a pensar e reivindicar seus direitos, influindo na sociedade. Todavia sugere que ao assumir este compromisso, o educador o assuma com ética, amor e alegria por ensinar, porque será das crianças que educamos hoje que partirão as mudanças que renovarão a sociedade brasileira.
CAPITULO I – NÃO HÁ DOCÊNCIA SEM DISCÊNCIA
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas sim criar possibilidades ao educando para formação