Fichamento de Cita es
Curso: Fisioterapia
Turma: 116.2
Alunos:
Francisca Analú
Geline de Freitas
Ianny Lima
Maria Gabriele
Viviane Pinheiro
Fichamento de Citações
Texto: Abordagens Contemporâneas da Saúde
Juazeiro do Norte – CE
2015
Abordagens Contemporâneas do Conceito de Saúde
Referência Bibliográfica:
BATISTELLA,Carlos. O território e o processo saúde-doença. Abordagens Contemporâneas do Conceito de Saúde. (Fiocruz), 2007.
A Saúde como Ausência de Doença
“Por envolver diferentes dimensões e aspectos constitutivos, torna-se bastante difícil uma definição de saúde. Ao contrário da doença, cuja explicação foi perseguida de modo incessante pelo homem, a saúde parece ter recebido pouca atenção de filósofos e cientistas. Lembrando que a dificuldade de definir a saúde é reconhecida desde a Grécia antiga (Coelho & Almeida Filho, 2003), [...]”(p.1)
“A formação da medicina científica moderna se dá a partir de sua subordinação ao desenvolvimento capitalista, que gerou profundas transformações sociais no plano da sociedade e fez emergir uma noção moderna de Estado e de intervenção social Foucault (1982a, 1982b). [...]”(p.2)
“A ruptura desse sistema teórico será realizada com o advento da clínica moderna. O hospital, anteriormente concebido como lugar de exclusão dos doentes e miseráveis do meio social e de exercício de caridade, transforma-se, gradativamente, em local de cura. [...]”(p.2)
“Com o aprofundamento dos estudos anatômicos, as dissecações de cadáveres passam a procurar a doença no corpo (e não fora dele) a partir de seus sinais, e o desenvolvimento da anatomia patológica torna-se um dos principais alicerces da medicina moderna. [...]”(p.2)
“Por conseguinte, a saúde passa a ser entendida como seu oposto lógico: a inexistência de patologia, ou seja, a própria fisiologia. [...]”(p.2)
“Os extraordinários avanços da medicina nos últimos cinquenta anos atestam sua capacidade indubitável de análise e de produção de