Fichamento de capítulo de livro sobre Gestão de Projetos
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – CCSO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO – DECCA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE PROJETOS E PLANO DE NEGÓCIOS
PROFº. MSº. ****** ********
FICHAMENTO
****** **** **********
SÃO LUIS- MA
2011
CAPÍTULO IV – TAMANHO
1- DEFINIÇÃO
O tamanho de um projeto é definido por sua capacidade de produção, durante um período de trabalho normal.
UNIDADES DE MEDIDA DO TAMANHO
Esse tamanho é geralmente dado em termos das unidades ou do valor dos bens produzidos, mas pode ser medido também em função de:
a) Quantidades de matérias-primas utilizadas.
b) Número de empregados ou operários.
c) Montante do investimento total.
d) Unidades especiais.
CONCEITO DE CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
Este conceito pode ser dividido em duas formas, conceito técnico e econômico. O conceito técnico ou de engenharia identifica a capacidade com o máximo de produção obtenível de determinados equipamentos. Já o conceito econômico define a capacidade como o nível de produção que reduz ao mínimos os custos unitários e, portanto, eleva ao máximo os lucros.
2- O TAMANHO ÓTIMO
O objetivo do estudo de tamanho de um projeto é a determinação de uma solução ótima que conduza aos resultados mais favoráveis para o projeto. Esta solução ótima poderá ser alcançada através da escolha, entre várias alternativas, daquele tamanho que assegure:
a) A mais alta rentabilidade.
b) O custo unitário mais baixo possível.
A seleção do tamanho ótimo deve ser feita através de um levantamento sistemático de fatores como quantidade produzida, preços e taxa de desconto.
3- TAMANHO E CUSTO UNITÁRIO
O problema do tamanho do projeto está estreitamente relacionado com o comportamento dos seus custos médios ou unitários, quando são consideradas diferentes alternativas ou escalas de produção.
Para uma exata compreensão desse problema torna-se necessário, no entanto, começar por examinar a evolução dos custos dentro da