fichamento de artigo
SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
ADRIANO BARBOSA
ENFOQUES DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS BIOEXPOSIÇÕES DE MUSEUS DE CIÊNCIAS
PONTA GROSSA
05 DE JUNHO DE 2013
ADRIANO BARBOSA
ENFOQUES DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS BIOEXPOSIÇÕES DE MUSEUS DE CIÊNCIAS
Fichamento do artigo: enfoque de educação e comunicação nas bioexposições de museus de ciências, da disciplina de Laboratório de ensino I, da Universidade Estadual de
Ponta Grossa.
Professora: Marina Comerlatto da Rosa
PONTA GROSSA
05 DE JUNHO DE 2013 ENFOQUES DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS BIOEXPOSIÇÕES DE MUSEUS DE CIÊNCIAS
Neste artigo discute-se o processo de educação e divulgação da ciência nos museus através da análise da proposta conceitual de exposições sobre biologia. Caracterizados como espaços não formais de educação, os museus possuem particularidades no que refere às formas de divulgação e educação dos conhecimentos científicos. (Pág: 1, Linhas 1 a 4).
As exposições são elementos fundamentais de comunicação dos museus e tem por função divulgar e/ou promover a educação sobre os conhecimentos acumulados em suas coleções e produzidos nas pesquisas científicas. (pág: 2 linhas 1 a 3).
O universo de estudo se caracterizou pela análise das exposições de cinco museus, sendo quatro na cidade de São Paulo – Museu de Zoologia, Museu de Anatomia Veterinária, Museu Oceanográfico, Estação Ciência (Aves Urbanas, Parada Butantã e Aquários)27 - e um na cidade do Rio de Janeiro – Museu da Vida: Espaço Biodescoberta. Foi possível, desse modo, caracterizar o processo de construção das exposições, analisando suas propostas conceituais e os elementos que as constituem, e aprofundar o tema da educação em museus. (pág: 2, linhas: 16 a 22).
A Pesquisa sobre Educação e Comunicação em Museus (pág: 3)
No que se refere às perspectivas educacionais em museus, é possível mapear aquelas que vêm