Fichamento de antropologia
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
EVANDRO RABELLO
CAMILA SUZARTE
CÁSSIA FERREIRA
LORENA NASCIMENTO
RAMARE MARQUES
RAQUEL SÃO TIAGO
THAIS CONCEIÇÃO
FICHAMENTO DO CAPÍTULO 01 E 02
Feira de Santana - BA
Maio de 2013
1. ANTROPOLOGIA: O ESTUDO DA HUMANIDADE
“A antropologia tem poucas respostas finais, mas projeta a luz do fato e da razão em muitas questões prementes”. (pág.1)
A UTILIDADE DA ANTROPOLOGIA
“Vê-se a utilidade e a relevância da Antropologia na busca geral de um conhecimento mais profundo da natureza humana e de seu comportamento pelo rápido desenvolvimento que ela teve como disciplina acadêmica”. (pág.2)
“Tanto os métodos quanto os conceitos da Antropologia têm causado um impacto visível nas ciências naturais e físicas, nas ciências sociais, nos negócios e no Governo”. (pág.2)
“Mas a Antropologia tem outras finalidades e funções e causa outros prazeres e além de fornecer orientação àqueles que iriam transformar o mundo. Basicamente, sua finalidade é explorar a natureza do homem, como criatura que esta em evolução, criatura presa a uma cultura, vivendo em sociedades organizadas – cada indivíduo diferente do outro, mas semelhante sob muitos aspectos.” (pág.3)
AS QUALIDADES DISTINTIVAS DA ANTROPOLOGIA
“A Antropologia é a ciência da humanidade e da cultura. Como tal é uma ciência superior social e comportamental, e mais, na sua relação com as artes e no empenho do antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos específicos, é também uma disciplina humanista”. (pág.3)
“Os antropólogos estudam os seres humanos onde quer que os encontrem”. (pág.3)
“A antropologia se ocupa tanto do homem fóssil como das pessoas vivas”. (pág.3)
“As fronteiras da Antropologia vão desde os relatórios de pesquisa até as analises profundas do que se encontra atrás das aparências, até as questões da evolução humana, da motivação, da estrutura social, e da função”. (pág.3)
O estudo da humanidade como