Fichamento da divisao do trabalho social
O problema
A divisão do trabalho existe desde a industria, passando pelo comercio e até no meio agrícola, e é vista pelos economistas como condição para o progresso.
A divisão do trabalho também existe em outras áreas da sociedade, em que as funções são cada vez mais especializadas.Se antes uma pessoa poderia ser cientista, matemático e geógrafo, por exemplo, no século XIX isto já é raríssimo. O cientista já passa a se restringir a uma única pesquisa, e as profisoes se especializam nelas mesmas.
“O imperativo categórico da consciencia moral está tomando a seguinte forma:Coloca-te em condições de cumprir proveitosamente uma função determinada” (p.6).
Ao mesmo tempo em que há a maxima para se especializar, há a maxima contratia que a nega e leva a ideia de realizar, todos um mesmo ideal, e ainda possui autoridade.
Divisão do trabalho em tres partes- definir a função da divisão do trabalho; as causas e condições de que depende; classificar as principais formas anormais que ela apresenta.
Livro I
A função da Divisão do Trabalho
Capitulo I
Método para Determinar essa função
Função da divisão do trabalho no sentido de a qual necessidade corresponde.
I
A função fácil de definir da divisão do trabalho é a de aumentar a forca produtiva e a habilidade do trabalhador, desenvolvendo intelectual e materialmente as sociedades.
As teoriads da divisão do trabalho atribuíram a ela apenas o papel de tornar a civilização possível, e por isto são inconsistentes. “... se não serve para outra coisa, cai-se em insolúveis antnomias, porque as vantagens econômicas que ela apresenta são compensadas por inconvenientes morais e como é impossível subtrair uma da outra essas duas quantidades heterogêneas e incompasraveis, não se poderia dizer qual das duas leva a melhor sobre a outra, nem, por conseguinte, tomar partido” (p.19).
Se não cumpre outro papel, também não se percebe que razão possa ter, e n ao tem moral.
Assim, deve-se procurar outra