Fichamento: Código de Práticas nº 1: Alvenaria de Vedação em Blocos Cerâmicos
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF
DISCIPLINA: CONTRUÇÃO II
DOCENTE: SILENIO MARCIANO DE PAULO
ACADÊMICA: LARISSA MIRANDA KRAVCHENKO
THOMAZ, E. et al. Código de Práticas nº 1: Alvenaria de Vedação em Blocos Cerâmicos. FINEP, 2009. 65 p.
1.INTRODUÇÃO
Alvenarias de vedação tem como função “compartimentar espaços, preenchendo os vãos de estruturas de concreto armado, aço ou outras estruturas.” [...] Esse tipo de alvenaria deve resistir aos esforços do “peso próprio e cargas de utilização, como armários, rede de dormir e outros.” [...] (p. 2)
“O objetivo desse documento é recomendar e unificar práticas construtivas bem sucedidas, e consensualizadas junto ao setor produtivo, para alvenaria de vedação em blocos cerâmicos, complementando a normalização técnica.” [...] (p. 3)
2.ETAPA DE SELEÇÃO DE MATERIAIS
Os blocos cerâmicos normalmente “[...] utilizados na execução das alvenarias de vedação, com ou sem revestimentos, devem atender à norma NBR 15270-1.” [...] (p. 9) Existem dois tipos classificação de blocos quanto aos seus furos, os blocos cerâmicos com furos na vertical e blocos cerâmicos com furos na horizontal.
“... Existem outros tipos de componentes cerâmicos complementares...” à alvenaria de vedação como “... canaleta U, que permite a construção de cintas de amarração, vergas e contravergas, a canaleta J, os blocos de amarração, os compensadores e outros que podem ser especificados em projetos, desde que atendam aos requisitos de desempenho exigidos.” (p.11)
“Análises e ensaios periódicos são realizados em blocos cerâmicos de empresas que participam do Programa Setorial da Qualidade de Blocos Cerâmicos – PSQ-BC2, em vigor no âmbito do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), vinculado ao Ministério das Cidades.” (p.11)
“Para o caso da utilização de tijolos maciços cerâmicos para alvenaria deve-se verificar as especificações constantes da norma NBR