Relatório
Curso: Bacharelado em Farmácia
Disciplina: Hematologia Clínica
Docente: Heloísa Mara
Tácia Araújo
RELATÓRIO:
PRÁTICAS DE PULSÃO SANGUÍNEA, ESFREGAÇO E COLORAÇÃO
Cajazeiras-PB
2014
Objetivos:
Conhecer e aplicar as técnicas utilizadas para a coleta de sangue venoso e realizar a técnica de esfregaço e coloração sanguínea.
Materiais:
Tubos para coleta sanguínea
Anticoagulante
Adaptador para os tubos
Seringa
Agulha descartável
Algodão
Álcool 70%
Garrote
Descarte para as agulhas e o sangue coletado
Becker
Luvas descartáveis
1 pipeta
2 lâminas
Corante 1
Corante 2
Corante 3
Água corrente
Desenvolvimento e coleta de sangue
No dia 21/03 de 2013 foi realizada a primeira avaliação prática da disciplina Hematologia Clínica.
Para a realização da prática, dois alunos foram chamados e preparados para a punção. Garroteou-se o braço do aluno (um de cada vez) com a finalidade de se encontrar a veia a ser puncionada. Após identificá-la e escolher o melhor ponto para a punção, a área a ser perfurada foi limpa com algodão e álcool, de dentro para fora. Na área anteriormente esterilizada, foi realizada a perfuração com a agulha, numa angulação aproximada de 30º, e foi colhido 4 ml de sangue, e logo que o sangue foi colhido retirou o garrote do braço, e colocou o sangue no tubo para coleta contendo anticoagulante. Quando foi preenchido, o tubo foi retirado do adaptador e homogeneizado com movimentos suaves, com a finalidade de misturar o líquido anticoagulante dentro do tubo com o sangue, mas sem provocar a hemólise das hemácias. Após o fim do procedimento, o sangue colhido foi descartado em um recipiente próprio, enquanto as agulhas foram para o descarte de materiais perfuro cortantes.
Esfregaço e Coloração
Objetivo:
Ter o primeiro contato com amostras de sangue afresco e realizar a técnica do esfregaço sanguíneo para identificar os seguintes componentes do sangue humano: linfócitos, neutrófilos, monócitos, basófilos e