Cin Tica Qu Mica Parte II
Pretende- se através de pesquisas e opiniões expor estudos relacionados a química e velocidade, para compreender a cinética química e extrair disto o máximo possível de informações, de suma importância, analisaremos como ocorre uma reações e os fatores que contribuem para a mesma.
Deseja-se que entender a velocidade das reações, e a importância de Guldberg e Waage, para a cinética química, e a teoria que leva seus nomes foi elaborada a fim de relacionar velocidade e massa molar.
Veremos que existe semelhança entre a Meia-Vida dos elementos radioativos e a Meia-Vida das reações químicas de ordem zero, mas que cada uma apresenta características peculiares.
Entre outros temas abordaremos as reações elementares e complexas, o mecanismo das reações, a molecularidade de uma reação, como deve ser feito o balanceamento de equações químicas, o famoso e controverso catalisador, que é adotado como medida obrigatória em muitos países, sendo muito útil na catalisação de Monóxido de Carbono em Gás Carbônico, menos ofensivo.
Cinética Química
A ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam, é chamada Cinética Química. Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo.
O conhecimento e o estudo das reações, além de ser muito importante em termos industriais, também estão relacionados ao nosso dia a dia.
A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. A combustão de uma vela e a formação de ferrugem são exemplos de reações lentas. Na dinamite, a decomposição da nitroglicerina é uma reação rápida.
As velocidades das reações químicas são determinadas através de leis empíricas, chamadas leis da velocidade, deduzidas a