fichamento - crítica, teoria e literatura infantil - partes importantes
Sobre o autor
Peter Hunt é um dos críticos mais importantes de literatura infantil reconhecido internacionamente. É fundador e professor emérito de literatura infantil da Cardiff University, o primeiro curso do gênero na Grã-Betanha. Outras obras: An Introduction to Children’s Literature (1994), Children’s Literature: an Illustrated History (1995), Understanding Children’s Literature (1999).
Tese/Objetivo
O autor visa combater o preconceito de que o livro para criança é tratado como inferior no âmbito teórico em comparação com os livros ditos como “adultos”. Outro objetivo do autor é contribuir para a discussão acadêmica sobre o tema e a inserção da discussão sobre critíca e teoria da literatura infantil nas universidades.
Argumentos
O autor levanta questões como a crítica do livro infantil feita por adultos e críticos literários de literatura dita como adulta, os modos de ler o livro, a relação do leitor com a história, entre outros pontos. Ressaltando a importância do tratamento específico da literatura infantil em detrimento da literatura adulta.
Trechos importantes
ABORDAGEM DO TEXTO
O problema principal, porém, é que tudo acontece em microssegundos; nunca se pode descobrir do que o sentido é feito e, por isso, todo exame a seu respeito parece desastroso. Por outro lado, pelo menos para mim, é de um fascínio interminável. Estamos diante de aspectos do texto, alguns deles indiscutivelmente presentes, que são muito complexos em si mesmos; estamos diante de um universo de reações pessoais (p.105).
Em primeiro lugar, o sentido é produzido com o leitor e o livro. Embora possa parecer que o sentido reside simplesmente no livro, e que o leitor assume o sentido pela leitura, não é filosoficamente provável nem empiricamente verdadeiro. Nas palavras de Jonathan Culler:
Embora “sentido”sugira uma propriedade do texto (um texto “tem”sentido), e