Fichamento Criatividade
Diego Magnani
Criatividade
Abrindo o lado inovador da mente
São Paulo
2014
PÁGINA 19
Temos em nós um pouco da criança que fomos, alegre e descondicionada. É bom dar mais espaço a ela atenuando nossa parte adulta, compenetrada e pouco criativa.
PÁGINA 34
O homem criativo não é o homem comum ao qual se acrescentou algo; o homem criativo é o homem comum do qual nada se tirou.
O indivíduo que nasce com o comportamento criativo como que fazendo parte de sua personalidade tem uma postura de "viciado pelo novo" diante do mundo. Claro que o exercício de sua compulsão inclui o prazer, mas este sequer é procurado como um fim.
PÁGINA 48
Os fatos criativos distinguem-se das manifestações criativas nas artes pelo compromisso deles com a realidade e as circunstâncias. Sim, em ambos os campos há uma ruptura, mas a criatividade artística tem um compromisso maior com a estética e a conquista de novas formas de expressão.
PÁGINA 57
As abordagens comportamentais para desenvolver criatividade usam desbloqueios. Mas as pessoas têm uma tendência para a volta aos bloqueios antigos.
PÁGINA 76
Valorizar exageradamente a própria escala de valores se transforma em um obstáculo direto à prática da criatividade.
Quase todas as ideias novas nascem de associações com informações já obtidas. Sem o uso daquelas ligações novas, ficaremos sempre no campo do já visto, do já resolvido, inclusive julgando tudo o que for novo soar tremendamente errado. Ainda que esse problema esteja descrito aqui de forma propositadamente radical, levanta por si uma solução natural: flexibilizar nossos julgamentos e valores. Será isso viável?
PÁGINA 78
Ao nos convencermos de que a obediência cega ao ponto de vista pessoal dificulta a capacidade de apreciação e manuseio de informações, podemos imaginar como seria útil dispormos de uns óculos mágicos que, ao serem usados, nos dessem imediatamente a capacidade de ter uma