fichamento corrigido
5º Período de Pedagogia
Docente: Juliana
Fichamento- Letramento: um tema em três gêneros
SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica. 1998.
“Analfabeto é aquele que é privado do alfabeto, a que falta o alfabeto, ou seja, aquele que não conhece o alfabeto, que não sabe ler e escrever (Ao pé da letra, significa aquele que não sabe nem o alfa, nem o beta – alfa e beta são as primeiras letras do alfabeto grego; em outras palavras : aquele que não sabe o bê-a-bá” ( p.30 ).
“Em analfabetismo, aparece ainda o sufixo- ismo: a palavra significa um modo de proceder como analfabeto, ou seja: analfabetismo é um estado, uma condição, um modo de conceder daquele que é analfabeto” ( P.30 ).
“A palavra Letramento ainda não está dicionarizada, por que foi introduzida muito recentemente na língua portuguesa, tanto que quase podemos datar com precisão sua entrada na nossa língua, identificar quando e onde essa palavra foi usada pela primeira vez. Parece que a palavra letramento apareceu pela primeira vez no livro de Mary Kato: no mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística, de 1986”( p.32 ).
“Literate é, pois o adjetivo que caracteriza a pessoa que domina a leitura e escrita, e literacy designa o estado ou condição daquele que é literate, daquele que não sabe só ler e escrever, mas também faz uso competente e frequente da leitura e escrita. Há, assim, uma diferença entre saber ler e escrever, ser alfabetizado, e viver na condição ou estado de quem sabe ler e escrever, ser letrado (atribuindo a essa palavra o sentido que tem literare em inglês). Ou seja: a pessoa que aprende a ler e escrever- que se torna alfabetizada- e que passa a fazer uso da leitura e escrita, a envolver-se nas praticas sociais da leitura e escrita- que se torna letrada- é diferente de uma pessoa que não sabe ler e escrever- é analfabeta ou, sabendo ler e escrever, não faz uso da leitura e da escrita- é alfabetizada, mas não é letrada, não vive em um