Fichamento Condorcet
Departamento de Sociologia
Introdução á Sociologia Já iniciando o texto, o autor explana sua concepção a cerca da formação da razão humana (considerada progresso natural da civilização), e vendo sua degradação através da superstição e do nepotismo. Adiante cita a perigosa influencia da intolerância religiosa, iniciou-se então a frenética busca pela liberdade, mudando assim o foca para países “livres”, países esses que garantem a liberdade individual e civil e que não ferem a nenhum dos direitos naturais humanos.
Explana também as causas que produziram governos independentes de leis que frequentemente contribuíam com valorosa porcentagem ao crescimento das riquezas, indústria, e por vezes até mesmo foi favorável é liberdade civil, acarretaram também a suavização dos costumes religiosos que cederam aos ideais filosóficos de igualdade e distribuição do conhecimento, mesmo que lento, o efeito mais seguro do progresso em luzes. Após a solidificação dos direitos de um homem veio a ideia de que a manutenção dos mesmos é necessárias e assim o único objetivo para reunião de homens em sociedade política, assim sendo o poder de escolha fica na mão da maioria social. Logo adiante viu-se desaparecer diante da sociedade em si, princípios básico do contrato entre povo e magistrados, prendendo assim o povo ás formas mais absurdas de constituição, condenado a política a essa situação.
A frente mostra como Locke provou com suas analises que todas as ideias humanas são resultado de operações de nosso intelecto sobre as experiências que vivemos, enfim, Locke foi o primeiro a delimitar a inteligência humana e a determinar a natureza das verdades que ele (o homem) pode conhecer, do objeto que ela pode envolver. Esse método sendo aplicado na maioria dos âmbitos de pesquisa veio a tornar o ser humano a um nível inigualável, aonde se submetia todas as opiniões á razão.
Seguindo contempla a ampla revolução americana, chegando á afirmar que ela deveria até