Fichamento completo do principe de maquiavel
Essa obra é dirigida a um príncipeque esteja governando e serve para o aconselhar sobre a manutenção de seu governo de forma eficiente. A eficiência da forma de manter o poder e a manutenção do estado é a ciência política de Maquiavel. O presente fichamentofoi feito do livro: Os pensadores – Maquiavel (traduzido por Olívia Bauduh) e o escrito se desenrola em XXVI Capítulos.
A obra inicia com Maquiavel dizendo a quem elededica sua obra: Lourenço de Médici, filho de Piero de Médici.
Maquiavel inicia dizendo que os desejosos de agradar a um príncipe costumam dar-lhes presentes caros como cavalos, armas e tecidos. Quanto a ele depois de muito refletir, enviou a vossa excelência esse pequeno resumo.
‘’Embora julgue este trabalho indigno da atenção de vossa magnificência, confio, em função de sua humanidade, seja ele aceito, uma vez que não lhe posso dar maior presente do que a capacidade de aprender [...].
Maquiavel busca agradar Lourenço, e num ato de ‘’falsa humildade’’(minha opinião) diz achar indigno a atenção excelência mas que acredita na humanidade do mesmo e que não pode dar maior presente do que a capacidade de aprender.
No fim da dedicatória Maquiavel chama seu livro de ‘’singelo presente’’e de algum modo pede ao príncipe que o leia, dizendo que caso haja leitura do mesmo, a excelência verá que o objetivo dele é que o mesmo mantenha a grandeza, a fortuna e outros atributos que o anunciam.
Capitulo I
Nesse capitulo o autor trata de quantas espécies são os principados e quantos são os modos pelos quais se conquistam.
Maquiavel inicia dizendo que todos os estados, todos os domínios que já houve e que ainda há, são e foram republicasou principados, esses muitas das vezes são hereditários ou novos, alguns são adquiridos pela fortuna ou pelo mérito.
Capítulo II Dos principados hereditários Nesse capitulo o autor começa por destacar que não se ocupará em tratar das