Fichamento - Como se análise de conjuntura
Programa de Educação Tutorial - PET – Conexões de Saberes – Serviço Social
Professor (a) Tutora: Marta Regina Farinelli
Discente: Camila Pires Matos
Fichamento
SOUZA, H. J. Como se faz análise de conjuntura. 31. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes,
2009.
Herbert José de Souza (Betinho) o autor do livro “Como se faz análise de conjuntura” era sociólogo e cientista político, morreu em 1997 devido a uma Aids contraída em sucessivas transfusões de sangue por ser hemofílico.
Em seu livro Betinho tem o intuito de repassar alguns elementos metodológicos para uma analise da realidade política e assim perceber mais claramente a conjuntura de determinas situações.
Capítulo 1 – Algumas categorias para a análise da conjuntura.
“Para se fazer análise de conjuntura são necessárias algumas ferramentas próprias para isso. São as categorias que se trabalha: acontecimentos; cenários; atores; relação de forças; articulação (relação) entre “estrutura” e “conjuntura”.” (p. 9)
“(...) no conjunto elas poderiam ser estudadas como elementos da “representação da vida” ou uma peça de teatro.” (p. 9)
a) Acontecimentos
“A importância da análise a partir dos acontecimentos é que eles indicam sempre certos “sentidos” e revelam também a percepção que uma sociedade ou grupo social, ou classe tem da realidade e de si mesmos.” (p.11)
b) Cenários
“(...) A capacidade de definir os cenários onde as lutas vão se dar é um fator de vantagem importante. Quando o governo consegue deslocar a luta das praças para os gabinetes já está de alguma forma deslocando as forças em conflito para um campo onde seu poder é maior. Daí a importância de identificar os cenários onde as lutas se desenvolvem e as particularidades dos diferentes cenários.” (p.11 e 12)
c) Atores
“O ator é alguém que representa, que encarna um papel dentro de um enredo, de uma trama de relações. Um determinado indivíduo é um ator social quando ele representa algo para a