Fichamento Cidade para Todos
Substituir uma infraestrutura cinza por uma infraestrutura verde. (em algum lugar do começo do livro)
“Uma cidade sustentável precisa ser construída para conviver com a natureza e com as forças contraditórias” (p. 12)
“É hora de usar um dos maiores talentos humanos, a habilidade de manipular o ambiente e transformar o ambiente que se tornou hostil à vida num habitat humano que sustente a vida e cultiva o desenvolvimento, tanto pessoal quanto coletivo.” (Spirn, 1984. P. 23)
“A era que estamos vivendo é de transição e já é conhecida como Antropoceno pelas mudanças que causamos no planeta Terra.” (p. 24)
“Precisamos urgentemente entrar no novo paradigma, no qual a biofilia é fundamental” (p. 24)
Transit Oriented Development – TOD
“As cidades [...] são cada vez mais reconhecidas pelo seu papel na conservação da biodiversidade e estão oferecendo oportunidades estimulantes para fazer a transição para uma economia verde inclusiva tanto no mundo em desenvolvimento, quanto no mundo desenvolvido” (Achin Steiner, 2012. P. 26)
“Uma abordagem ética não antropocêntrica ainda está interessada na sobrevivência dos seres humanos, mas coloca esse desejo em um cenário mais amplo de limites e possibilidades: somente dentro de uma visão de mundo mais ampla é possível planejar o futuro de nosso planeta. A ética não antropocêntrica, no entanto, não abandona a humanidade a sua própria sorte, mas simplesmente a coloca no centro de um novo discurso, no qual a humanidade não permanece sozinha no pedestal da vida” (Boeri, 2008, pagina 45. P. 73)
“A resiliência é a capacidade de um sistema absorver impactos e manter suas funções ou propósitos, isto é, sobreviver ou persistir em um ambiente com variações, incertezas. Pensar de forma sistêmica permite ter um pensamento resiliente.” (p. 79)
“É preciso ser eficaz, reduzir a pegada ecológica, fazendo bem feito desde o início.” (p. 92)
Cidade industrial e cidade regenerativa (ciclos