Fichamento capítulo 4
Objeto da pesquisa: As técnicas utilizadas para atrair o público de radiojornalismo.
Objetivos: Analisar os recursos utilizados pelo radiojornalismo para chamar e prender a atenção do ouvinte tendo como base o caso da Rádio CBN News no dia 15 de dezembro.
Principais conceitos utilizados pelo autor:
- “A linguagem auditiva do rádio pode ser delimitada teoricamente, como um sistema semiótico complexo, composto por subsistemas tais como a palavra, a música e os efeitos sonoros ou ruídos. O funcionamento do sistema como um todo, assim como a definição e o papel de cada um dos subsistemas dentro dele, obedece a uma série de convenções que o tornam manejável, socialmente compartilhável, e desta forma eficaz e inteligível [...]. (2001; 149)” (p.99)
- “O jogo que se estabelece na organização textual é o seguinte: o grande número de segmentações, de variações e combinações entre elementos – estratégia de arrebatamento – tem a função de despertar a atenção do ouvinte durante o fluxo noticioso. Obtida a curiosidade para a história da notícia – estratégia de sustentação – o texto pode ter uma segmentação menor. Essa é a principal característica do ritmo textual”. (p. 104)
- “Um programa de rádio é uma sucessão de elementos (vozes, músicas, outros sons que tanto podem ser efeitos de sonoplastia como a consequência involuntária da própria produção do texto, como barulhos de carro captados numa reportagem de rua). Essas unidades são hierarquizadas e manejadas dentro de um fluxo por meio da montagem. Consideramos a locução – notadamente a fala do âncora – como a base desse complexo discurso marcado, como já vimos, pela organização temporal da expressão. O jornal de rádio, entre os objetos aqui estudados, é o único que poderia em tese, ser apresentado somente