Fichamento do capítulo 4 metodologia da ciência
Feira de Santana
2012
Appolinário, Fábio. Metodologia da Ciência: Filosofia e Prática da Pesquisa – Capítulo quatro (4); Pg47-56; São Paulo: Cegage Learning, 2009.
“Um periódico científico (ou journal, em inglês) é um tipo especial de revista que possui certas características diferenciais em relação às revistas comuns. A primeira característica refere-se ao fato de que um periódico científico possui um comitê científico-editorial, que avalia a qualidade dos artigos submetidos à publicação.” [...] pg. 48.
“Esses pareceristas terão um prazo – normalmente 30 ou 40 dias – para analisar seu artigo e critica-lo. Dependendo do resultado, seu artigo pode ser recusado ou devolvido a você com os comentários críticos dos pareceristas. Você pode retificar seu artigo e submetê-lo novamente a avaliação ou simplesmente desistir de publica-lo. Esse processo pode, então, repetir-se inúmeras vezes, até que seu artigo seja definitivamente aceito para publicação. Esse sistema de envio-análise-retorno denomina-se peer review ou simplesmente “revisão pelos pares”.”[...] pg. 48.
“A segunda grande diferença entre uma revista comum e um periódico científico reside no procedimento de indexação. Os artigos publicados em um periódico científico são indexados, ou seja, passam a fazer parte de índices científicos setoriais que servem para que outros pesquisadores possam encontrá-lo, quando estiverem procurando informações sobre o tema que você desenvolveu em sua pesquisa. A maioria desses índices funciona atualmente por meio da internet e alguns deles são públicos e gratuitos (tente, por exemplo, www.scielo.br ou www.bireme.br).” [...] pg. 49.
“Assim os índices de busca científica funcionam de forma muito parecida com a dos índices de busca populares (como Google ou Yahoo!): basta que a pessoa interessada informe as palavras-chave de sua busca e solicite ao índice que pesquise