Transporte multimodal
Por que o transporte é necessário?
Raramente, os produtos são fabricados e consumidos no mesmo local.
Existe diferença de preço do produto no ponto de fabricação e no ponto de consumo.
O Transporte deve ser pensado sempre de porta a porta!
Não se esqueça de que o Transporte é um dos componentes do Sistema Logísticos da empresa e que, por isso, toda decisão deve considerar os impactos nos demais componentes.
Transporte é o mesmo que Movimentação de Materiais?
Movimentação de Materiais ( processo produtivo (interior) das empresas.
Transporte ( fora da empresa.
O Transporte dos fornecedores para dentro da empresa é chamado de transporte de suprimentos (in bound).
O Transporte da empresa para seus clientes, freqüentemente, também é chamado de Distribuição Física e pode envolver algum nível de manipulação dos produtos (out bound).
Transportes modais
Em matéria de modais os transportes podem ser dividos em rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo, por oleoduto e fluvial (Carvalho, 1996, p. 196). Existem claras vantagens e desvantagens nos diferentes tipos de transporte, bem como possíveis melhorias de modo a torná-los mais competitivos. Senão veja-se (Carvalho, 1996, p. 198-200):
Transporte multimodal
O transporte multimodal é a articulação entre vários modos de transporte, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo. O Transporte Multimodal é aquele em que serão necessários mais de um tipo de veículo para conduzir a mercadoria até ao seu destino final, deste modo serão utilizados desde caminhões, navios, aviões ou outro tipo de condução necessário para a entrega (Cos et al., 2000, p. 509). Assim para a mercadoria chegar até ao seu destino final ela necessitará de passar por mais de um tipo de transporte, podendo contratar uma empresa que faça essas mudanças, sem que o importador ou exportador se envolva nessas trocas.
A multimodalidade, apesar de defendida pelos ambientalistas e alguns especialistas