Transporte multimodal
1 – Defina frequência natural e frequência de ressonância de um circuito hidráulico.
Freqüência natural e ressonância: A operação de uma bomba em uma rotação próxima à freqüência de passagem da bomba ou a uma das freqüências naturais mais baixas da estrutura pode resultar em condição ressonante. Ressonância hidráulica na tubulação: Problemas de vibração podem ser causados por ressonância hidráulica do líquido dentro do sistema bomba/tubulação. Quando pulsações de pressão induzidas pela bomba são refletidas pelo sistema de tubulações a adicionadas em fase ao pulso da fonte, a amplitude do pulso é aumentada. Altas pressões resultantes podem causar falhas mecânicas tanto na tubulação quanto nos componentes da bomba, podendo gerar níveis de ruídos inaceitáveis e causar vibração dos componentes do sistema. A experiência tem mostrado que as seguintes medidas podem provar ser efetivas na correção da ressonância hidráulica:
1) modificar a tubulação ressonante;
2) mudar a rotação da bomba;
3) mudar as características internas de projetos da bomba;
4) inserir um amortecedor (damper) no sistema bomba/tubulação.
Modificações na bomba, tubulação ou estruturas de suporte que não mudam a resposta da pulsação (freqüência natural hidráulica) do sistema bomba/tubulação não corrigirão a condição ressonante.
2 – Cite oito parâmetros necessários e utilizados para a seleção de um componente proporcional, por exemplo, uma válvula de controle direcional.
1) Interface (ISO 4401: 5, 7, 8 e 10) 2) Sinal de Controle (+- 10 v ou 4-20 mA) 3) Range de vazão (vazão de trabalho) 4) Operação (Controle por solenoide, Pilotada) 5) Amplificador integrado 6) Tipo de Pilotagem (Interna ou Externa) 7) Range de pressão (pressão de trabalho) 8) Conexão elétrica (7 pinos com plug, sem plug ...)
3 – Descreva o funcionamento de um solenoide proporcional regulado por força, fazendo o gráfico