Fichamento Cap 8 Conforto
“As condições de conforto visual podem ser resumidas no ajuste dos níveis absolutos e relativos de brilho das coisas aos propósitos que temos nos ambientes.” (p.275)
“Luz é o termo dado à radiação eletromagnética capaz de sensibilizar os olhos.” (p.277)
“Quando as ondas se tornam menores que um milésimo de mm, precisamente 0,00076 mm, conseguem sensibilizar nossos olhos: correspondem à cor vermelha.” (p.278)
“Vão correspondendo ao laranja, ao amarelo, ao verde, ao azul e, enfim, ao violeta, cujo comprimento de onda é de 0,00038 mm.” (p.278)
“Ao projetarmos superpostas luzes vermelha e azul sobre uma parede branca, o resultado é o magenta; de azul e verde surge o ciano e de vermelho e verde, o amarelo. E todos juntos produzem a luz branca.” (p.284)
“(...) ofuscamento, processo que ocorre se, no campo de visão, encontrar-se um objeto excessivamente brilhante, ou mais brilhante que outro que pretendemos ver. Trata-se da principal manifestação de desconforto visual. O ofuscamento capaz de afetar a comodidade é classificado como doloso.” (p.287)
“O conforto visual advém daquilo que a pessoa busca no ambiente.” (p. 288)
“Um primeiro critério quantitativo para que a visão se processe com o nível de detalhe pretendido é o contraste. É a diferença relativa entre os valores do maior brilho e do menor brilho no campo visual.” (p.288)
“Predomina um critério de comodidade em relação à adequação.” (p.290)
“(...), a preferência por baixos níveis de iluminação à noite em restaurantes e bares está associada à maior imitação do ambiente natural de escuridão, respeitando o relógio biológico de cada um e toda a conjuntura da noite.” (p.290)
“A adequação é explorada ao máximo quando a visão serve de canal à informação codificada.” (p.293)
“Inicialmente, considere-se que a luz, em si, tem expressividade. Luz