Lojas Marisa Atualizado 1
Desse modo, cumpre apontar o conceito de consumidor e fornecedor previsto no CDC:
Art. 2º - Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza o produto ou serviço como destinatário final.
Art. 3º- Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que desenvolvem atividade de produção, distribuição ou comercializaçãode produtos ou prestação de serviços.
É comum observar empresas que aplicam apenas o que é obrigatório, não deixando qualquer espaço para que seus consumidores obtenham vantagens na relação de consumo no processo de venda e pós venda. Até mesmo na divulgação das ofertas e promoções ainda falta lealdade com o consumidor, mostrando ofertas ilusórias como propagandas que podem ser enganosas ou abusivas, ou seja:
Art. 37 – É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva: par. 1º - É enganosa qualquer modalidade de informação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza , características, qualidade , quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. Valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.
Par. 2º - É abusiva, dentre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência