Fichamento- Camões e os poetas do século XVI
FICHAMENTO
Citações:
TEMPO E POESIA
“O século XV em Portugal testemunhou o extraordinário sucesso alcançado pelo projeto de expansão ultramarina, que lançou o país na vanguarda das nações europeias.” (p. 19)
“A política de centralização do poder real adotada pelos monarcas portugueses [...], marca o declínio das classes burguesas, [...].” (p. 19)
“O século XVI presencia o agravamento dos problemas com a colônia e o crescimento desproporcional da relação entre receita e despesa.” (p. 19)
“O país era perpassado, a par da crise econômica, por uma crise moral, advinda das mudanças rápidas e da aparente riqueza fácil.” (p. 19)
“O país assistiu ao primeiro Auto da fé em 1541.” (p. 19)
“O Renascimento se anunciava já nos finais do século XVI, na Itália. [...] e visava à descoberta de verdades que contrariavam a síntese doutrinária elaborada pela Igreja nos séculos anteriores.” (p. 20)
“O primado da razão e o antropocentrismo alavancavam as convicções dos humanistas.” (p. 20)
“A lógica racional, que orientava as atividades econômicas, também se fazia refletir nos gostos da classe emergente.” (p. 20)
“Estreitamente ligado ao Renascimento, [...] o humanismo tem sido compreendido como um movimento de descoberta e resgate da literatura e do pensamento da Antiguidade clássica.” (p. 20)
“[...], a Idade Média não foi indiferente às obras da cultura clássica.” (p. 21)
“No lento processo de maturação, transcorrido da Idade Média até o Renascimento, o humanismo desempenhou um papel preponderante: não sendo necessariamente antirreligioso, procurava desenvolver o espírito crítico e o pendor racionalista, que tentou harmonizar com o sentimento cristão.” (p. 21)
“A nova orientação entrava em conflito com a ideologia medieval, que classificava o homem segundo uma escala hierárquica, sustentando-se no binômio origem/classe social.” (p. 21)
“O talento e