Resenha
CURSO DE PSICOLOGIA
DESCRIÇÕES NARRATIVAS
Curitiba
2014
Introdução
Para este autor, as técnicas de registro de observação discutidas neste livro têm duas grandes finalidades. A primeira finalidade, é a prática e o refinamento das habilidades para registro de observação. A segunda finalidade, é reunir informações práticas e úteis para os pais e os prestadores de cuidados infantis.
Os objetivos finais da observação do comportamento infantil são entender a criança, projetar seu crescimento e desenvolvimento, além de ajudar os pais a fazerem o mesmo.
Descrição geral
Primeiro método formal de observação a ser discutido é a descrição narrativa (registro de amostra/ registro corrido), que é, antes de tudo, uma narrativa em sua forma básica e descreve comportamento. Este método requer “detalhe mais rigoroso e critérios predeterminados”, são eles que impõem estrutura e controle na descrição narrativa; estes estão entre as características de formalidade. A correlação informal da descrição narrativa, que pode ser referida como registro corrido, é descrita como uma “técnica observacional em sala de aula para professores, que envolve registros de comportamento imediato á medida que ocorrem”. A descrição narrativa também registra o comportamento enquanto ocorre, mas, não de modo imediato. Por definição, a descrição narrativa exige saber com antecedência quando, onde, quem, como e por que você vai observar. O registro corrido é mais espontâneo e mais direcionado pela exigências percebidas no momentos do que pelo planejamento. Em suma, pense no registro corrido como aplicação informal da descrição narrativa ou como uma descrição narrativa “espontânea”.
O uso da descrição narrativa ao qual nos referimos aqui inclui obter uma imagem detalhada do comportamento infantil e permitir que se vá além do “comportamento cotidiano” de forma a incluir o comportamento atípico ou incomum, se as