FICHAMENTO CAMINHOS ANTIGOS E POVOAMENTO DO BRASIL
Aluno: Emanuela Passos da Gama - Curso de História – Historiografia Brasileira – Professora Ivoney.
Palavra - chave
Citação
Povoamento
Invasão
“Seu povoamento fôra descurado inteiramente, embora Diogo de Gouveia e Cristóvão Jaques apontassem, como meio único de impedir as incessantes incursões francesas, a fundação de povoações e fortalezas, que não deixassem carga para as naus de contrabandistas.” (pág. 62).
Comentário: Com invasões freqüentes por outros colonizadores (franceses, holandeses, etc) fazia-se necessário defender as terras dominadas, assim construíam-se fortalezas e fundavam-se povoados na intenção de afastar invasores, dessa forma muitas cidades litorâneas tiveram grande importância no período colonial.
Conquista
“A via de penetração somava-se em rios encachoeirados, que era possível vencer e foram de fato vencidos: Sebastião Tourinho, Adorno, Azeredo, atestam-no. Da passagem de tantos homens audazes apagava-se, porém, o efeito com a esteira das canoas que montavam.” (pág. 63).
Comentário: A via fluvial foi e ainda é de grande importância para o desenvolvimento do Nordeste, principalmente durante o período colonial, pois se tornava uma das principais vias de acesso a povoados e transporte de mercadorias e pessoas.
Capital
Exploração
“A posição de Pernambuco, na parte mais oriental do novo mundo e mais vizinha do velho mundo, facilitava as comunicações com a Europa de onde viriam capitais e braços a explorar suas riquezas.” (pág. 64).
Comentário: O acesso a Pernambuco fez que a capitania se tornasse uma das principais economias nesse período.
Riquezas
Exploração
“A tendência de todos esses povoadores era evidentemente o rio de São Francisco, que o primeiro donatário se oferecera a conquistar, seduzido pelas riquezas dele fabuladas.” (pág. 65).
Comentário: Havia grande disputa pelos territórios próximos a rios, principalmente os navegáveis, pois