Fichamento bianca
FACULDADE DE DIREITO
Bianca lucim de carvalho
FICHAMENTO
Campinas
2015
Bianca lucim de carvalho
FICHAMENTO
Fichamento apresentado à disciplina de Metodologia da pesquisa jurídica, como parte da nota de participação.
Orientadora: Profª Gisele M. Fonseca Inacarato.
Campinas
2015
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Os Psicopatas: Frios e sem consciência. In: SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado. Rio de Janeiro: Fontanar, 2008. Cap. 2. p. 29-43.
Resumo
Os psicopatas são seres humanos que vivem entre nós, que parecem fisicamente conosco, mas que são desprovidos de um sentido muito especial presente em nós: a consciência. Segundo SILVA (2008, p. 29) existem muitos seres humanos que são destituídos desse senso de responsabilidade ética, sendo esta a base essencial para a nossa relação emocional com outros indivíduos e afirma que “[...] algumas pessoas nunca experimentaram ou jamais experimentarão a inquietude mental, ou o menor sentimento de culpa ou remorso para desapontar, magoar, enganar ou até mesmo tirar a vida de alguém”. Então, por isso, é difícil de admitir que existam criaturas em nossa natureza de características tão preocupantes, pois acaba sendo quase uma rendição ao fato de que o "mal" habita entre nós e que pode estar ao nosso lado. Segundo o autor, “Para as pessoas que acreditam no amor e na compaixão como regras essenciais entre as relações humanas, aceitar essa possibilidade é, sem dúvidas, bastante perturbador.” (SILVA, 2008, p. 29). No entanto, não temos plena noção da existência de pessoas nessas condições, pois esses indivíduos costumam utilizar “disfarces” extremamente perfeitos e que nos fazem acreditar que são indivíduos normais como todos.
Os psicopatas entre as muitas características que possuem, tem a habilidade mentir com muita tranqüilidade, sendo assim considerados como atores da vida